domingo, 13 de setembro de 2009

COCAINA

Poucas drogas tem recebido tanta atenção dos meios de comunicação nos últimos tempos quanto a cocaína. Até novelas de horário nobre têm estimulado debates sobre a cocaína, incluindo relatos verídicos de pessoas que se tornaram dependentes de seu uso.
Quimicamente, a cocaína é um alcalóide (substância química que contém nitrogênio, carbono, oxigênio e hidrogênio) e tem propriedades químicas semelhantes às aminas.

Como tal, a cocaína reage com ácidos, incluindo o HCl, formando sais. O cloridrato de cocaína é um sal obtido na extração da cocaína e tem propriedades semelhantes às do cloreto de sódio – facilmente solúvel em água e razoavelmente estável quando submetido a aquecimento.
Quando o cloridrato de cocaína reage com bases, é convertido em cocaína pura, também chamada “base livre”, que tem propriedades bem diferentes.
Durante a reação de produção, essa base é formada por um sólido branco em uma fina camada como uma folha que se quebra (cracks) em flocos ou torrões. Por causa desse processo, o produto obtido é chamado de “crack” – denominação que também é adotada no Brasil sem tradução.
Diferentemente do sal cristalino de origem, essa base vaporiza facilmente. A inalação desses vapores de cocaína produz rapidamente uma sensação muito mais aguda e intensa comparada com a produzida pelo sal. Inevitavelmente, a depressão que se segue também é mais profunda.
Obtendo a cocaína – transformações químicas

A cocaína é obtida a partir de plantas derivadas da Erythoxylon coca, que cresce abundantemente nos Andes. A composição química da planta inclui alguns alcalóides sendo de 30 a 50% de cocaína. A droga é extraída da planta em duas fases.
Na primeira fase da extração, as folhas são colocadas em uma prensa junto com ácido sulfúrico, querosene ou gasolina e comprimidas até formar uma massa ou pasta que contém até 90% de sulfato de cocaína.
Na segunda fase, para remover as impurezas remanescentes, essa pasta é tratada com ácido clorídrico e produz o cloridrato de cocaína, branco e cristalino.
Para elevar os lucros, o cloridrato de cocaína costuma ser diluído ou adulterado com açúcares, anfetaminas ou anestésicos, produtos mais baratos e acessíveis nas regiões onde a droga será consumida. Assim a cocaína vendida aos usuários, em geral, tem pureza de 12 a 75% e expõe o consumidor a outras substância, desconhecidas e potencialmente perigosas.

MORTIMER, Eduardo Fleury: Quimica, volume unico:ensino médio/ Eduardo Fleury Mortimer, Andrea Horta Machado - São Paulo: Scipione,2005

7 comentários:

  1. quimicamente a cocaina e um aucoloide que sao formadas por subestancias quimicas que contem nitrogenio carbonio oxigenio e idrogenio e tem propriedades quimicas.

    ResponderExcluir
  2. A cocaina e uma droga muito facil de se viciar.A mesma e altamente destrutiva,pois age diretamente nas celulas responsaveis pela defesa do nosso organismo.a cocaina contem:nitrogenio,oxigênio,carbono,hidrogenio;A cocaina e derivada da planta ERYTHOXYLON COCA.Esta sendo muito preocupante.Milena e Clarice.

    ResponderExcluir
  3. A cocaína, benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico é uma droga alcalóide, derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência. Seu uso continuado, pode levar a dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos. A produção da droga é realizada através de extração
    pablo 3B n°28

    ResponderExcluir
  4. A cocaína pode ser consumida de várias formas, mas o modo mais comum é pela aspiração da droga, que normalmente se apresenta sob forma de pó. Alguns consumidores chegam a injetar a droga diretamente na corrente sangüínea, o que eleva consideravelmente o risco de uma parada cardíaca irreversível, causada por uma overdose.

    veronicka,monique 25 e 34

    ResponderExcluir
  5. A cocaína, benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico é uma droga alcalóide, derivada do abusto Erythoroxylum coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência.Seu uso continuado, pode levar a dependência, hipertensão arterial e distúbios psiquiátricos.
    Erika, Lorraine 3ªB

    ResponderExcluir
  6. A cocaína, benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico é uma droga alcalóide, derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência.[1] Seu uso continuado, pode levar a dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos.[1] A produção da droga é realizada através de extração, utilizando como solventes álcalis, ácido sulfúrico,

    ResponderExcluir
  7. A cocaína é uma substância que estimula fortemente o sistema nervoso central e é extraída de uma planta chamada Erytroxylon coca ou simplesmente coca.
    A cocaína é um alcalóide tropano. O seu nome completo é metil-(1R,2R,3S,5S)-3-(benzoiloxi)-8-metil-8-azabiciclo[3.2.1]octano-2-carboxilato.
    A cocaína pode ser consumida de várias formas, mas o modo mais comum é pela aspiração da droga, que normalmente se apresenta sob forma de pó. Alguns consumidores chegam a injetar a droga diretamente na corrente sangüínea, o que eleva consideravelmente o risco de uma parada cardíaca irreversível, causada por uma overdose.

    ResponderExcluir