terça-feira, 1 de setembro de 2009

Os hidrocarbonetos aromáticos e a ocorrência de câncer de pulmão entre fumantes

Apesar de os fabricantes de cigarro serem obrigados a informar o teor de nicotina e alcatrão na embalagem dos maços de cigarro, não o fazem com a enorme quantidade de outras substãncias presentes, em teores variáveis, na fumaça aspirada pelo fumante. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) informa, pela internet, que aproximadamente 4 700 diferentes substãncias são adicionadas na preservação do tabaco ou estão presentes na fumaça do cigarro., quando este é queimado. A lista inclui coisas tão diversas como a amônia, usada em produtos de limpeza; acetona, utilizada como solvente para esmalte de unhas; e até formol, usado para conservar cadáveres. Mesmo que os teores sejam muito baixos, a inalação constante dessas substâncias pode trazer sérias consequências à saúde do fumante.[...]
Apesar de estar associado ao câncer de pulmão há décadas, os agentes cancerígenos específicos contidos na fumaça do cigarro e o mecanismo pelo qual eles provocam câncer permaneceram desconhecidos até 1996. Foi somente nesse ano que cientistas descobriram que o benzopireno, substãncia encontrada na fumaça do cigarro, é oxidado a um carcinógeno - substância que transforma umas célula normal numa célula cancerosa - que se liga a nucleotídeos específicos no gene denominado P53 e, muito provavelmente, provoca sua mutação. O gene P53, após a mutação, deixa de inibir o desenvolvimento de tumores. [...]

Mortimer, Eduardo Fleury. Química V.unico: ensino médio. Eduardo F.Mortimer, Andréa H.Machado.São Paulo. Scipione,2005. pp 356,357.

9 comentários:

  1. Além do cigarro fazer mal para quem fuma,tambem faz mal para quem está perto. No mundo todo, três milhões de pessoas por ano -seis por minuto- morrem por causa do fumo.O fumo pode causar câncer de pulmão,doenças cardíacas,câncer de mama,deficiências auditivas,complicações de diabete,câncer de colo entre outras doenças.
    (veronicka e monique)

    ResponderExcluir
  2. O cigarro faz muito mal a saude,quem fuma prejudica a ele e pessoa que esta ao seu lado,faz muito mal ao pulmão.O cigarro e feito de nicotina e alcatrão.A fumaça provoca o câncer.milena e clarice.

    ResponderExcluir
  3. Com o passar do tempo os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração, tal como infarto.
    (rafaela)

    ResponderExcluir
  4. O habito de fumar e considerado um risco devido aos problemas de saude que ele pode causar tanto para os fumantes quanto para os não-fumantes ao seu redor.
    Algumas pessoas imaginam que o cigarro lhes dá certo praser, outras consideram esse costume algo elegante, charmoso.
    Erika, Lorraine 3ªB.

    ResponderExcluir
  5. Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos, sendo a "aromaticidade" melhor definida como uma "dificuldade" das ligações duplas de um composto reagirem em reações típicas de alcenos, devido a uma deslocalização destas na molécula.
    Existem poucos hidrocarbonetos que possuem aromaticidade além do benzeno e compostos relacionados (anéis fundidos). A aromaticidade também ocorre em outras cadeias cíclicas. O furano, por exemplo,é um composto aromático em que o anel é formado por 4 átomos de carbono e um de oxigênio. Quando apresentam um só grupamento, o nome desse precede o nome da cadeia principal (ver benzeno).
    Quando apresentar mais de um grupamento a numeração deve começar por um dos carbonos ramificados e prosseguir de tal forma que os grupamentos estejam nos carbonos de menor número possível. Uma nomenclatura típica é: orto, meta e para (posições 1,2/1,3/1,4 respactivamente).
    Esses compostos apresentam uma nomenclatura particular, que não segue as regras utilizadas na nomenclatura dos outros hidrocarbonetos. Além disso, não existe uma fórmula geral para todos os aromáticos.

    Amanda e Sabrina

    ResponderExcluir
  6. cesar augusto oliveira cavalcante14 de setembro de 2009 às 07:56

    os cigaros sao uma coisa sem isplicasao pois ele causa muitas doensas como caser de pumao e ginjiva maualito e tira os esmaute dos dente es ploblemas sao casadosa mais pela nicotina ,umas das coisa q poca pessoas sabem os nutriente q vai no cigaro tauves vc q fuma pode ate ta fumando uma barata ou um pedaso de rato entao toma muito cuidado vcs q comesarao a fumar agora ...

    ResponderExcluir
  7. Até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.E ainda podem causar cancer de pulmão e paradas cardíacas entre outras.

    Marcos ,Matheus. 3ºB

    ResponderExcluir
  8. NAIARA VIEIRA DA SILVA

    HOJE PODE SE DIZER QUE VARIAS PESSOAS SABEM COMO O CIGARRO E PREJUDICIAL A SAUDE. SÃO INUMERAS SUBSTANCIAS QUE CONTEM EM UM CIGARRO, MAS NEM POR ISSO AS PESSOAS DEIXAM DE FUMAR.
    ALGUMAS MARCAS DE CIGARRO CONTEM ATÉ INSETICIDAS, OSSOS, PRINCIPALMENTE OS CIGARROS FALSIFICADOS, ONDE O RISCO E BEM MAIOR.
    A PESSOA QUE FULMA SO ESTA DIMINUINDO O TEMPO PARA MORRER, E PREJUDICANDO O SEU PROXIMO, SEM IMPORTA SE E ALGUEM DA FAMILIA OU AMIGOS.

    ResponderExcluir
  9. Existem poucos hidrocarbonetos que possuem aromaticidade além do benzeno e compostos relacionados (anéis fundidos). A aromaticidade também ocorre em outras cadeias cíclicas. O furano, por exemplo,é um composto aromático em que o anel é formado por 4 átomos de carbono e um de oxigênio. Quando apresentam um só grupamento, o nome desse precede o nome da cadeia principal (ver benzeno).

    ResponderExcluir