domingo, 25 de outubro de 2009

Quando as drogas eram legais

[28-07-2009]

Há muitos anos atrás, antes de que soubessem o perigo dos entorpecentes, estas substâncias, hoje proibidas, eram legais, curativas e vendidas em farmácias e em consultórios médicos.


Entre os anos 1890 e 1910, a Bayer colocou no mercado o Heroin, como um substituto da morfina, e também para acalmar a tosse severa em criança.

Mariani Wine era um vinho energético e revitalizante que era recomendado pára ser tomado após a gripe e resfriados. Em 1875 este vinho, a base de coca, ficou famoso porque o Papa Leão XIII costumava sempre levar consigo uma garrafinha. O produtor, Ângelo Mariani, recebeu a Medalha de Ouro do Vaticano.

Em 1885, Cocaine, um remédio em gotas contra a dor de dentes, tornou-se muito popular. A propaganda dizia que as gotas tiravam a dor e "faziam as crianças felizes".

O Vapor-Ol Treatment era um fluído para a asma, a base de ópio e álcool.

Paregoric era um remédio em gotas, também a base de ópio e com 46% de álcool, que era utilizado para fazer os recém nascidos dormir. Na etiqueta as doses recomendadas: 5 gotas para os bebês de 5 dias; 8 gotas para os bebês de duas semanas; 25 gotas para as crianças de 5 anos; e uma colherada para os adultos.

Dragees Antiseptiques, eram drágeas mentoladas com borato de sódio e cocaína. Em 1900 eram receitadas a cantores, atores e oradores para suavizar as cordas vocais.

Embalagem publicitária de um tônico a base de quinino e cocaína. C.F. Boehringer & Soehne, de Manheim, Alemanha, eram os maiores fabricantes do mundo de produtos que continham quinino e cocaína.

Alguns anos mais tarde, o ópio, a heroína, a cocaína e diversas substâncias entorpecentes, tão presentes naqueles produtos farmacêuticos, foram -como todos sabemos- declaradas ilegais.

Texto retirado de: http://www.mdig.com.br/

10 comentários:

  1. existem varios substancias que pode levar a dependencia usada em grade escala pode levar ate a morte A ética relativa ao uso dessas drogas é assunto de um contínuo debate filosófico, em parte por causa desse potencial para abuso e dependência. Muitos governos têm imposto restrições sobre a produção e a venda dessas substâncias na tentativa de diminuir o abuso de drogas.

    pablo rodrigues gomes n° 28 3b
    marcos jose macedo

    ResponderExcluir
  2. naum existe somente a drogas q leva ah dependência tb a cocaína,maconha e outros
    os governantes tenta proibir mais infelizmente naum tem como proibi esse grande mercado da drogas pois hj um simples remédio q tomamos eh droga!


    JENEFFER PAULA nº11
    JULIA CRISTINA nº15

    ResponderExcluir
  3. Cocaína, morfina e até heroína eram vistos como remédios miraculosos quando foram descobertos. As substâncias que hoje são proibidas estavam legalmente disponíveis no passado. Os fabricantes de medicamentos, muitos dos quais existem até hoje, proclamavam até o final do século 19 que seus produtos continham estas drogas.


    Alunas : Amanda
    Sabrina

    ResponderExcluir
  4. A Bayer colocou no mercado o Heroin, como um substituto da morfina, e também para acalmar a tosse severa em criança.doses recomendadas: 5 gotas para os bebês de 5 dias; 8 gotas para os bebês de duas semanas; 25 gotas para as crianças de 5 anos; e uma colherada para os adultos. hoje são proibidas !

    alunas : airam , ludmila

    ResponderExcluir
  5. pois eeram muito boas mais nao pararam de ser pq os remedios q usamos nao tem nome de drogas mai sao umas drogas mais usadas par ao bem igual a morfina mas nao fasem tato mau i gual as de antigamente hj esas drogas q hj serve para deixar as pessoas alusinadas entao probiram pois tava matando e robando para manter o seu visio .. Cesar Cavalcante nº Bruna Duarte nº38

    ResponderExcluir
  6. NAIARA VIEIRA DA SILVA

    OS PRODUTOS SO FORAM CONSIDERADOS ILEGAIS POIS
    O GOVERNO NÃO CONSEGUIDO BARRAR A VENDA ILEGAL E O VICIO DA POPULAÇÃO. A POUCAS DIFERENÇAS DESSAS DROGAS CONSIDERADAS MALIGNAS PARA MEDICAMENTOS CONTROLADOS VENDIDOS EM FARMACIA SE TOMADO EM EXCESSO PODE DOPAR E DEXAR DEPENDENTE DO PRODUTO.

    ResponderExcluir
  7. Estes textos mostram as sensaçoes causadas pelas drogas.No primeiro momento é uma sensação de alivio,de felicidade,que eram o que as pessoas que tomavam esses "remedios"sentiam.Mas depois causa a dependência,que é o que foi comprovado pelos cientistas.

    Verônicka Paula nº34
    Monique Michelle nº25

    ResponderExcluir
  8. A muito tempo ,a maconha foi ilegal,e, usada como remedio:famosos,criança,etc;e quando descobriram o perigo da cocaina,elas ficaram ilegais.milena e clarice.

    ResponderExcluir
  9. Existem varias substancias que pode levar adependencia usada em grande escala pode levar ate a morte a ética relativa ao uso destas drogas e assunto de um continuo de mate filosofico. As substancias que hoje são proibidas estavam legalmentes disponives no passado
    Erika, Lorraine
    3ªb

    ResponderExcluir
  10. O povo do mexico usava maconha cocaina varios tipos de drogas para se iludir e penssar q suas duenças estavam cuaradas,com o passar do efeito da droga via q nao tinha curado.Nos dias de hj foi proibido todos tipos de drogas ilicitas e outras.
    Deo

    ResponderExcluir