sábado, 1 de agosto de 2009

NAEQ - Textos Interativos - Metabolismo do Etanol

NAEQ - Textos Interativos - Metabolismo do Etanol: "Metabolismo do Etanol

Níveis de álcool no sangue

Localiza-se traços de etanol (EtOH, “álcool”) na fermentação de frutas, enquanto que concentrações mais elevadas são encontradas em bebidas alcoólicas. A quantidade de álcool em bebidas alcoólicas é geralmente dada em termos de porcentagem. Para calcular o nível de álcool no sangue, é útil converter o valor para gramas de etanol (densidade = 0,79kg/L). Assim, uma garrafa de cerveja (0,5 L com 4% álcool de v/v) contém 20mL = 16g de etanol. Considerando uma garrafa de vinho (0,7L com 12% de álcool v/v) contém 84mL = 66g de etanol.
O etanol é rapidamente levado a área digestiva por difusão. O nível máximo de etanol no sangue é alcançado entre 60 e 90 min depois do consumo de bebida alcoólica. Porém, a taxa de absorção é influenciada por muitos fatores diferentes. Em um estômago vazio, uma bebida quente, ou na presença de ácido carbônico (como no champagne) todo o sangue é usado na absorção do álcool, considerando que uma refeição pesada tem efeito contrário. O álcool é rapidamente distribuído ao longo do organismo. Aparentemente, o álcool acessa cerca de 70% do corpo. Assim, a absorção rápida e completa do álcool contido em uma garrafa de cerveja (16g) uma pessoa de 70kg conduz a um nível de álcool no sangue de 0,033% (a distribuição é 70 . 0,7kg = 49kg dão aproximadamente 0,33g/L ou 7,2 mM). O nível letal de álcool é de 0,3 – 0,4%."

(...)

(Não consegui identificar o autor)

13 comentários:

  1. Onde estão os comentários? Vamos pessoal. Mãos a obra.

    ResponderExcluir
  2. Naiara Vieira da Silva 3º b
    O texto apresenta Varias informações de interesses para a sociedade, passa a ficar mais informado sobre a ação do álcool em nosso organismo. Através da leitura, tive mais interesse ao assunto e pude aprofundar mais ainda os conhecimeto do etanol. O etanol, também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares. É uma substância de baixo peso molecular e hidrossolúvel. Sua absorção é rápida no começo do uso e cai posteriormente, mesmo se no estômago existir alta concentração do produto. O tempo de esvaziamento gástrico e o início da absorção intestinal podem ser considerados os principais fatores determinantes das taxas variáveis de absorção de álcool encontradas em diferentes indivíduos ou circunstâncias. Se o indivíduo possuir alimentos no estômago retardará a absorção de etanol pelo intestino. Porém, quando o álcool chega no intestino delgado, sua absorção é rápida e completa, não importando a presença de alimentos.
    Alterações orgânicas do álcool
    Neurológicas - Demência alcoólica, degeneração cerebelar, síndrome de Wernicke-Korsakoff, mielinólise pontina central Metabólica/renal - Cetoacidose alcoólica, síndrome hepato renal, hipocalcemia, hipofosfatemia. Dermatológica - Rubor da face, eritema palmar, olhos vermelhos, edema de pálpebras, dermatite seborréica. Gastrintestinal - Cirrose, hepatite alcoólica, úlceras, pancreatite. Cardiovascular - Hipertensão arterial, miocardiopatia. Nutricional - Béri-béri, pelagra, deficiência de riboflavina e piridoxina. Câncer - Boca, esôfago, fígado, tireóide, próstata, reto, pancrêas, estômago. Hematológico/imunológico - Aumento de infecções, leucopenia, VCM elevado, coagulação prejudicada. Endócrino/reprodutivo - Impotência, hipoglicemia, feminilização em homens. Músculo-esquelético - Gota, miopatia, necrose asséptica do quadril.

    ResponderExcluir
  3. Rafaela barros , monique michele

    O etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído.O etanol é o mais comum dos álcoois. Os álcoois são compostos que têm grupos hidroxilo ligados a átomos de carbono sp3. Podem ser vistos como derivados orgânicos da água em que um dos hidrogênios foi substituído por um grupo orgânico.
    No Brasil os índios produziam o cauim, uma fermentação da mandioca cozida ou de sucos de frutas, mastigados e depois fervidos.O álcool penetra em todos os tecidos, podendo causar lesões em qualquer órgão. Acompanhemos a sua trajetória no corpo humano. O álcool ingerido é absorvido inalterado pelo estômago e intestino delgado e cinco a dez minutos após a sua ingestão já é detectado no sangue. Atinge suas concentrações sangüíneas máximas entre trinta a noventa minutos após. A ingestão prévia de leite ou gordura pode dificultar a absorção do álcool, e o jejum e a ingestão de água a facilita. Praticamente quase a totalidade do etanol ingerido é modificado mediante oxidação a aldeído acético e, subseqüentemente, até a dióxido de carbono (C02) e água. Menos de 10% podem ser eliminados pelo organismo sem transformações metabólicas, através dos pulmões e, em menor quantidade, pelos rins. A oxidação ocorre principalmente no tecido hepático (95%), com liberação de energia (7,1 kcal/g). A "energia alcoólica", ao contrário de outras fontes energéticas (por exemplo, os lipídios e glicídios), não é armazenada deforma eficiente, dissipando-se como calor. O álcool é por isso chamado de fonte de "caloria vazia" ou não-aproveitável bioquimicamente.

    ResponderExcluir
  4. Dis o testo que o etanol é o mais comum dos alcools caracteriza por ser um composto como organico que é (CH³CH²OH),sendo por meio da fermentação de amido e outros açucares,sendo pelo processo sinteticos.É um liquido incolor.volátil,inflamavel,em água com cheiro e sabor cararacteristicos.A presençe de oxigênio,elemento eletronegativo,em sua estrutura molecular,atrae eletrons de ligação tornando insolvente fortemente polar.
    (César Augusto Oliveira Cavalcante)3°'B'

    ResponderExcluir
  5. O principal local de degradação do etanol é o fígado, onde a “alcohol dehydrogenase” transforma etanol em etanal, (acetaldeído) que é oxidado mais adiante a acetato pela enzima “aldehide dehydrogenase”. O acetato é então convertido a Acetyl-Coa pela “acetate-Coa Ligase” em uma reação dependente de ATP. A produção de acetyl-Coa constitui a ligação entre degradação de etanol e metabolismo de intermediário.
    Verônicka Paula

    ResponderExcluir
  6. O etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído[1][2], encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.
    O etanol é o mais comum dos álcoois. Os álcoois são compostos que têm grupos hidroxilo ligados a átomos de carbono sp3. Podem ser vistos como derivados orgânicos da água em que um dos hidrogênios foi substituído por um grupo orgânico.
    No Brasil os índios produziam o cauim, uma fermentação da mandioca cozida ou de sucos de frutas, mastigados e depois fervidos.[3]
    As técnicas de produção do álcool, na Antiguidade apenas restritas à fermentação natural ou espontânea de alguns produtos vegetais, como açúcares, começaram a se expandir a partir da descoberta da destilação – procedimento que se deve aos árabes. Mais tarde, já no século XIX, fenômenos como a industrialização expandem ainda mais este mercado, que alcança um protagonismo definitivo, ao mesmo ritmo em que se vai desenvolvendo a sociedade de consumo no século XX. O seu uso é vasto: em bebidas alcoólicas, na indústria farmacêutica, como solvente químico, como combustível ou ainda com antídoto.

    Amanda e Sabrina

    ResponderExcluir
  7. O etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído[1][2], encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.

    O etanol é o mais comum dos álcoois. Os álcoois são compostos que têm grupos hidroxilo ligados a átomos de carbono sp3. Podem ser vistos como derivados orgânicos da água em que um dos hidrogênios foi substituído por um grupo orgânico.

    ResponderExcluir
  8. o texto apresenta Varias informações de interesses para a sociedade, passa a ficar mais informado sobre a ação do álcool em nosso organismo.
    o alcool e encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão.
    pablo rodrigues gomes 3°B n°28

    ResponderExcluir
  9. O metabolismo do álcool (etanol) ocorre primeiramente no fígado, onde ele é oxidado em acetaldeído e, depois, em acetato. O primeiro passo é catalisado por uma série de enzimas hepáticas, das quais a mais importante é a álcool deidrogenase dependente (NAD).O NADH formado nessas reações tem de ser reoxidado no interior da mitocôndria. Porém, a transferência dos átomos de hidrogênio para a mitocôndria pode ser um processo limitante, que interfere no metabolismo dos carboidratos. Se as reservas de glicogênio do fígado estiverem baixas em virtude da combinação de exercício e baixa ingestão de carboidratos, o fígado não será capaz de manter a concentração de glicose em circulação, o que leva à hipoglicemia.
    O acetaldeído, considerado responsável por vários efeitos adversos do álcool, é metabolizado no interior do fígado. A taxa de eliminação do etanol do fígado varia bastante de acordo com o indivíduo, ao passo que a resposta de cada pessoa depende da quantidade de etanol consumido em relação à ingestão habitual. Circulam informações conflitantes sobre o provável aumento da taxa de metabolismo do álcool em conseqüência do exercício.
    Delvou 3°B N° 37 / Camila 3°B N° 5

    ResponderExcluir
  10. O etanol é o mais comum dos álcoois. Os álcoois são compostos que têm grupos hidroxilo ligados a átomos de carbono sp3. Podem ser vistos como derivados orgânicos da água em que um dos hidrogênios foi substituído por um grupo orgânico.


    Yuri Airam e Ludmila

    ResponderExcluir
  11. Oooohh.. texto diz, que o etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído.O etanol é o mais comum dos álcoois.Os álcoois sao compostos e têm grupos hidroxilo ligados a atómos de carbono sp3.Podem ser vistos como derivados de orgânicos da água em que um dos hidrogênios foi substituído por um grupo organico. "3°B" Marcos Jose, Matheus

    ResponderExcluir
  12. Miliane e Julia ;}

    O baseado - que contém algo como 3 mg de THC - funciona como numa destilação por arraste de vapor: a fumaça quente, proveniente da combustão da erva na ponta do cigarro, arrasta a fração volátil da erva ao passar pela extensão do baseado, até chegar ao pulmão do usuário. Com a utilização do bong (cachimbo-d'água), as substâncias hidrossolúveis da fração volátil são eliminadas.
    6,6,9-trimetil-3-pentil-6H-dibenzo[b,d]piran-1-ol: este é o nome IUPAC do THC, substância tóxica, cujo LD50 é 730 mg/kg via oral e 42 mg/kg se inalado.

    ResponderExcluir
  13. O texto apresenta varias informações de interesse para a sociedade, passa a ficar mas informando em nosso organismo o alcool e encontado em bebidas como cerveja, vinha e aguardente, bem como na industria de perfumaria.
    Erika, Lorraine 3ªB.

    ResponderExcluir